Amarelamento
A joia vai amarelar?
Sim, todas as joias amarelam!
Tanto as joias de leite materno, como as sem leite também amarelam já que o material que é utilizado (resina) para fazer as joias também amarela com o passar do tempo.
Não se sabe ao certo quando isso vai acontecer. No caso das joias de leite, depende das características do leite daquela mamãe. Cada leite tem uma composição e uma coloração diferente, portanto, cada joia fica diferente e adquire aspectos diferentes no passar do tempo, podendo ficar com uma cor de amarelo queimado mais escuro.
O leite é um material orgânico que mesmo na resina irá apresentar transformações, portanto a joia de leite materno pode ser entendida como uma joia viva que passa por um processo de amadurecimento, já que é um material vivo.
Para retardar o amarelamento do material, a medida que pode ser tomada é evitar a exposição da joia à luz solar direta. E no caso das joias de leite materno o ideal é evitar guardá-las confinadas em locais fechados. Foi observado que elas ficam menos amareladas se armazenar em local arejado.
A proposta da joia afetiva é eternizar um momento em uma joia, mesmo que ela não permaneça para sempre com o mesmo aspecto que o inicial. Se a mudança de coloração for percebido como ruim por alguém, talvez essa não seja a melhor forma para aquela pessoa de eternizar aquele momento.